Home

IPStartupWeek: Viajar no tempo

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

ipstartupweek 5 1

O último dia da academia de verão dedicada ao empreendedorismo foi passado entre desafios e um passeio histórico.

A manhã começou na Escola Superior de Tecnologia do Barreiro do Instituto Politécnico de Setúbal (ESTB/IPS). A receção e respetiva mensagem de boas-vindas foi levada a cabo pelo diretor da Escola, Pedro Ferreira. Logo depois os jovens foram divididos por equipas, por forma a participar em diferentes atividades dentro das instalações da ESTB.

ipstartupweek 5 2

Um primeiro grupo seguiu até à sala 0.05, onde foi desafiado a construir pontes, a partir de fios de esparguete. Sendo que cada uma das obras a edificar teria que corresponder a uma tipologia específica – pontes de treliças - e ter 40 cm de comprimento para 5 cm de largura.

ipstartupweek 5 3

ipstartupweek 5 4

Num outro espaço, um dos grupos foi convidado a participar em algumas experiências que apelavam à diversão. Extrair ADN de kiwis ou produzir o maior fio de nylon que conseguissem.

ipstartupweek 5 5

ipstartupweek 5 6

Uma terceira equipa ficou pelo Laboratório de Engenharia Civil, acompanhada pelos coordenadores da licenciatura em Tecnologias do Petróleo do IPS, Marco Marques e Raquel Duarte. Neste espaço pediu-se aos alunos que determinassem o tempo que pequenas partículas de vidro levam a cair dentro de diferentes substâncias – água, óleo lubrificante, gasóleo e gasolina.

ipstartupweek 5 7

No final os grupos reuniram-se para pôr à prova a robustez das pontes de esparguete que a primeira equipa construiu. Para que isto acontecesse os participantes foram adicionando pesos a cada ponte até que esta quebrasse. Foi batido um novo record da atividade, a ponte mais resistente aguentou 4 kg.

ipstartupweek 5 8

Visita-guiada

Durante a parte da tarde os participantes tiveram oportunidade de conhecer o centro histórico da cidade de Setúbal. José Luís Catalão, chefe da divisão de museus da Câmara Municipal de Setúbal introduziu os jovens a uma viagem com "mais de 500 anos" de história. Entre passos quase teatrais, foi formada uma atmosfera de suspense entre os vários pontos da visita.

ipstartupweek 5 9

A casa de partida foi a Igreja de Jesus, onde o guia explicou aos presentes algumas das especificidades do espaço. Conforme se caminhava no interior da igreja era possível observar no chão várias sepulturas. "À entrada eram sepultados aqueles que faziam questão que todos os outros passassem por cima do seu corpo", revelou Luís Catalão, visto que estes "consideravam que mais importante que o corpo, era a alma", acrescentou. Observou ainda que naquele espaço se encontrava em falta 14 painéis do retábulo conhecido como "Os Primitivos de Setúbal".

A viagem prosseguiu até ao Convento de Jesus, hoje musealizado e que ao longo da história assumiu várias funções. De lugar de culto religioso, em 1959 torna-se hospital da Misericórdia. Mais uma vez o chefe da divisão de museus acrescenta uma curiosidade - "no dia em que acontece a inauguração do hospital, a última freira residente falece".

Mas para além da história, a arte. Entre objetos de valor artístico destaca-se uma pintura a óleo, que reúne duas das figuras de maior destaque da cidade de Setúbal – Fernando Santos e Manuel Maria Barbosa du Bocage. Inspiração, dor, ironia, boémia, lirismo, revolta e erotismo são os elementos que podemos encontrar em "Bocage e as Ninfas", uma obra censurada pelo próprio autor.

ipstartupweek 5 10

Os viajantes continuam a senda pelo centro histórico, onde visitaram a antiga fábrica romana de preparado de peixe, cujas ruínas são visíveis através de um chão transparente presente num espaço comercial.

A viagem termina na Galeria Municipal de Setúbal, com um twist. Encontrou-se ali os 14 painéis em do retábulo em falta na Igreja de Jesus.

ipstartupweek 5 11

My StartupLive

E para fechar o dia em grande, depois de jantar, os participantes da IPStartupWeek apresentaram as reportagens em vídeo que foram construindo ao longo da semana.

ipstartupweek 5 12


A sessão de encerramento foi levada a cabo pela vice-presidente do IPS, Maria Fernanda Pestana que fez um especial agradecimento aos jovens, visto "que nada disto teria sido possível sem eles".

ipstartupweek 5 13