Home

“Que grande semana”

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

ipstartupweek 1 1

Já começou a academia dedicada ao empreendedorismo – a IPStartupWeek 2016 – uma semana que resulta da parceria entre a Forum Estudante e o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS).

Os participantes vêm um pouco de todo o país para conhecer as várias valências educativas da instituição. A ideia é promover um espaço em que os jovens possam usufruir de atividades de carácter formativo, mas também lúdico.

A primeira paragem foi a Escola Superior de Educação do IPS onde decorreu a sessão de boas-vindas. Esteve presente Pedro Dominguinhos, presidente do Politécnico de Setúbal , que esclareceu sobre a importância deste tipo de iniciativa junto dos jovens, visto que lhes permite desenvolver o "espírito de equipa e a criatividade", bem como outras "competências transversais".Acrescentou que esta é também uma oportunidade para a instituição de ensino superior, no sentido de compreender quais "os desejos e expetativas dos estudantes do ensino secundário". Lançou, ainda, um desafio aos jovens - o MyStartUpLive – que consiste numa reportagem em vídeo da semana.

ipstartupweek 1 2

ipstartupweek 1 3

No final da conferência os estudantes dirigiram-se até ao Clube Desportivo onde puderam passar a tarde a praticar desporto e a produzir conteúdos audiovisuais. O grupo dividiu-se em quatro equipas, de acordo com as cores das t-shirts escolhidas para cada um dos cerca de 50 participantes (azul, branco, verde e vermelho). Enquanto a maior parte dos alunos participou num torneio de voleibol, houve também alguns que se dedicaram à comunicação. Depois de uma final muito disputada, o primeiro lugar do pódio coube à equipa verde, enquanto o segundo foi para a equipa branca e o terceiro para a vermelha. Todos os participantes receberam um prémio, como recompensa pelo esforço despendido.

ipstartupweek 1 4

ipstartupweek 1 5

E como não podia deixar de ser, o final do primeiro dia deu lugar a uma atividade quebra-gelo dedicada à criação de uma dinâmica de grupo, e tal como o próprio nome indica, a quebrar barreiras entre participantes. Ali os alunos puderam dançar ao som das mais variadas músicas, relembrar alguns jogos de criança readaptados e, ainda, aprender uma nova canção. "Estamos em Setúbal/IPS Week/Que grande semana/Só gente bacana/ Estamos em Setúbal/IPS Week/Que grande semana/Só gente bacana/Start up/Start up" é assim que versa o rap que os jovens entoaram em uníssono e com o qual fecharam o primeiro dia desta IPStartupWeek .

ipstartupweek 1 6