Home

A despedida do IPStartupWeek

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

IMG 4654

Foi com dez novas ideias de negócio que se fez o último dia do IPStartupWeek.

Os participantes foram recebidos na Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal (ESCE/IPS), onde a responsável pela instituição detalhou a oferta formativa desta escola que “é a maior do IPS, em número de alunos”. 

Seguiu-se uma palestra sobre empreendedorismo, da responsabilidade de um grupo de docentes da ESCE. Segundo os professores, o empreendedorismo, “ao ser aquilo que o mercado precisa”, é incentivado nesta escola: “todas os cursos têm uma disciplina de empreendedorismo”.

IMG 4650

Das ideias à prática, os participantes foram divididos em grupos de 10 alunos, de forma a “criarem um produto que aumente a felicidade dos cidadãos”. Desta forma, o exercício dividiu-se em três fases: brainstorming (20 ideias em 20 minutos); avaliação das ideias e o elevator pitch (apresentação de 3 minutos sobre o produto).

Os produtos desenvolvidos pelos estudantes foram muitos e variados: de um sapato com salto ajustável, a um sistema inteligente de ar condicionado, passando por uma aplicação com vista à pontualidade. No final, a docente da disciplina de empreendedorismo da ESCE considerou que todas as ideias “foram fantásticas” e revelou que este exercício teve o objetivo de, “num espírito de equipa, desenvolver competências importantes no mercado de trabaho”.

IMG 4690

O almoço de despedida contou com uma intervenção do Presidente do Instituto Politécnico de Setúbal, Pedro Dominguinhos. “Espero que se tenham divertido, conhecido Setúbal e desenvolvido conhecimentos nas diversas áreas do saber”, afirmou.

Antes da partida, houve ainda tempo para um concerto da tuna “Sempert’unos” que interpretou diversas músicas da academia e da região, numa atuação já marcadas pelas despedidas e pelas dedicatórias.

IMG 4666