Home

IPStartupWeek inicia atividade

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

IMG 4055

Recheado de atividades desportivas e de integração, o primeiro dia do IPStartupWeek guardou ainda espaço para o mundo dos audiovisuais.

As primeiras boas-vindas aos participantes do IPStartupWeek foram dadas pela Vice-Presidente da Direção do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), Fernanda Pestana. “Esta será uma semana que vai ficar nas vossas memórias”, garantiu.

Relembrando o grupo “muito diversificado” de participantes “que vêm de Lagos a Braga”, a dirigente do IPS realçou que, durante os próximos cinco dias, os 50 jovens serão “desafiados a pensar e a trabalhar em grupo”, para além de poderem “conhecer a história da região”.

IMG 3958

O representante do Escola de Fuzileiros de Vale de Zebro – entidade que disponibiliza alojamento – sublinhou o “muito gosto em receber” as cinco dezenas de estudantes, deixando ainda o desejo de que as expectativas dos participantes “sejam alcançadas e superadas”.

Por fim, a representante da Associação de Estudantes do IPS, Cátia Crespo, disse ser “muito gratificante participar nesta atividade”, ao ter a oportunidade de “mostrar mais sobre a cidade, o politécnico e o Ensino Superior”, ao mesmo tempo que desenvolvendo as “competências pessoais dos participantes”.

Desporto para “quebrar o gelo”
Da parte da tarde, os participantes do IPStartupWeek praticaram diversas modalidades desportivas e de fitness. Segundo a coordenadora da licenciatura de Desporto, Ana Pereira, o objetivo passou por “fomentar o trabalho de equipa, promovendo a integração dos jovens”. Simultaneamente, destacou, tratou-se de uma oportunidade de “promover a prática desportiva e hábitos de vida saudáveis”.

IMG 4015

20 minutos e um programa de televisão
“Olá e sejam muito bem-vindos à semana IPStartupWeek”. Foi assim que Geraldino Barbosa introduziu o programa televisivo elaborado pela equipa verde. Antes, o docente da área dos audiovisuais, João Pires, já havia definido o objetivo: “em vinte minutos, preparar um programa de televisão e um direto”. As quatro equipas elaboraram, assim, quatro programas distintos, com os seus membros a assumirem funções nas áreas de captação de imagem, apresentação, entrevista, entre outros.

IMG 4036

Segundo o docente, o objetivo passou por, “para além de despertar um gostinho pela área”, dar a conhecer “um pouco do trabalho de bastidores”, de forma a oferecer as ferramentas que permitam “uma visão mais crítica e construtiva” sobre os conteúdos audiovisuais.

Da dança à expressão
Depois de jantar, os participantes tiveram ainda a oportunidade de participar em diversas atividades promovidas pelo IPS. Uma representante do departamento de Animação Sociocultural, um docente do departamento de artes e uma aluna do 2.º ano da licenciatura em Animação Sociocultural promoveram várias atividades de interação e de dinâmicas de grupo, tendo em vista o conhecimento mútuo dos participantes. Assim, os estudantes apresentaram-se e realizaram atividades de dança, expressão cultural, entre outras. 

IMG 4059

O segundo dia do IPStartupWeek tem início marcado para amanhã de manhã, com visita agendada ao Centro Histórico da cidade de Setúbal.