Home

Descobrir novos mundos

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

ipstrp week 3 1

O 3º dia da IPStartup Week, foi cheio de descobertas e novos conhecimentos.

Logo pela manhã, fomos até ao Porto de Setúbal, onde fomos recebidos por Fátima Évora. A representante da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra explicou-nos as várias atividades desenvolvidas no porto, o seu funcionamento e a sua importância para a economia, através do contributo para exportações dos mais diversos materiais.

ipstrp week 3 2

Maria João Bacalhau acompanhou-nos na visita a três dos terminais do porto: dois utilizados para cargas e descargas de vários produtos e um reservado para o transporte de automóveis. Ao longo dos terminais, exste ainda uma linha ferroviária que possibilita transportar os contentores não só por via rodoviária mas também por comboio.

ipstrp week 3 3

De partida para o Barreiro, fomos conhecer a Escola Superior de Tecnologia do Barreiro (ESTBarreiro), a única escola fora do campus do Instituto Politécnico de Setúbal. Divididos por equipas, tivemos oportunidade de experimentar os laboratórios de Química e Biotecnologia, com a ajuda de professores destes cursos. Extração de ADN de um kiwi, desenhos com fnolftaleína, divisão de partículas e extração de um fio de nylon, foram algumas das experiências que realizámos. No final, os vencedores de cada prova ganharam, como prémio, um objeto de laboratório.

ipstrp week 3 4

ipstrp week 3 5

O final da tarde foi passado na Escola de Fuzileiros, que nos alberga durante esta semana. Escalada, orientação e técnicas de defesa pessoal puseram o nosso físico a trabalhar para sentirmos um pouquinho do que fazem estes militares.

ipstrp week 3 6

ipstrp week 3 7