Home

“Todos nós vivemos o empreendedorismo”

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

ipstrpweek 2 1

A frase, dita pelo subdiretor da ESTSetúbal, Ricardo Cláudio, retrata bem o espírito vivido no 2º dia da IPStartUp Week.

Logo pela manhã, fomos recebidos na Escola Superior de Tecnologia de Setúbal (ESTSetúbal) pelo diretor Nuno Pereira e pelo subdiretor Ricardo Cláudio que nos falaram sobre as atividades que nos esperavam neste dia.

Para começar o dia de forma inspiradora, pudemos ouvir dois empreendedores: Ricardo Pereira, ex-aluno do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) que criou a ComOn, prestadora de serviços relacionados com o marketing digital e que sublinhou a importância das atividades extracurriculares e do trabalho de equipa para a criação de uma empresa. Por outro lado, Nuno Mesquita falou da importância de fazer o que gostamos, algo que o levou a criar a AHUA, uma marca que produz pranchas de body surf com vários materiais, cores e tamanhos.

ipstrpweek 2 2

Depois de ouvirmos dois testemunhos tão diferentes sobre empreender, chegava a hora de pormos o que ouvimos em prática. Divididos em cinco equipas, fomos desafiados a criar uma t-shirt para um de cinco cursos da ESTSetúbal. Depois de escolhermos o nome e um líder para cada equipa, fomos recolher toda a informação possível sobre o curso que representaríamos. Acompanhados por um professor, visitámos os laboratórios práticos relativos aos respetivos cursos, onde os alunos passam a maioria do seu percurso académico e que é também uma marca do ensino nesta escola.

ipstrpweek 2 4

Já de barriga cheia e ideias arrumadas, a tarde foi destinada à concretização do projeto. Com tintas, linhas e agulhas tivemos que criar A T-Shirt que representasse os alunos do curso que nos fora atríbuido com a ajuda de alunos dos próprios cursos e alguns elementos da Associação Académica do IPS (AAIPS). No final do dia, cada proposta foi apresentada perante os nossos colegas e perante um júri composto por Ricardo Cláudio, o presidente da AAIPS Rui Borralho e o diretor da Forum Estudante Gonçalo Gil. Todos elogiaram o resultado obtido, sobretudo pela capacidade de, em tão pouco tempo e sob a pressão de rigorosos timings, todas as equipas terem superado as expetativas iniciais.

ipstrpweek 2 5

Mas tinha de haver um vencedor e foram os Crocodilos quem obteve mais pontuação, em representação da Licenciatura em Automação, Controlo e Instrumentação.

E depois de um dia a trabalhar as nossas competências empreendedoras, tivemos uma sessão de cinema para relaxar com o filme “O Homem Duplicado”, de Denis Villeneuve.